segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O Poder das tradições

O que é uma tradição?
Tradição é a continuidade ou permanência de uma doutrina, visão de mundo, costumes e valores de um grupo social ou escola de pensamento
Ao nível da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, música, práticas, doutrinas e leis que são transmitidos para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos passam a fazer parte da cultura

Mutilação genital feminina na Somália: uma tradição desumana
Na Somalilândia, região somali autoproclamada independente, a maioria das mulheres de mais de 25 anos sofreu na sua infância uma mutilação genital extrema para, supostamente, permanecerem puras, mas a prática é cada vez mais criticada.
A mutilação aplicada nesta região do extremo noroeste da Somália associa excisão e infibulação: ablação do clitóris e dos pequenos lábios, corte na vulva e costura dos grandes lábios.
É deixado apenas um pequeno orifício para que as meninas possam urinar e mais tarde para a menstruação.
A operação costuma ser realizada com uma navalha de barbear quando a menina tem entre cinco e onze anos e não utiliza anestesia. Elas ficam 'costuradas' até o casamento. A vagina voltará a abrir-se com as relações sexuais ou com a ajuda de tesouras.
Na região, as consequências desta operação (infeções renais, urinárias, dores, sangramento, complicações no parto) começam a desprestigiar a prática.
Esta tradição, apesar de cruel e desumana, continua a ser uma realidade. No entanto, cada vez mais se combate esta prática, tendo esta sido radicada de muitos países onde era realizada.
Infelizmente, as tradições têm um poder cuja magnitude é desconhecida, pelo que muitas pessoas que cresceram consoante esta realidade, manter-se-ão fiéis às mesmas.

Tânia Ribeiro, 12ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário