Taxa de Natalidade
Ao observarmos o gráfico da taxa de natalidade podemos verificar que há dois tipos de países. Países Desenvolvidos (Alemanha, Argentina, Austrália e Bélgica) que têm uma taxa de natalidade baixa, e Países em Desenvolvimento (Afeganistão, Angola, Bolívia e o Brasil) que têm uma taxa de natalidade elevada.
A que se deve?
Para os países desenvolvidos ultrapassarem o antigo regime demográfico, tiveram que se sujeitar à revolução industrial. Agora, a natalidade é baixa porque há um maior número da população feminina a ter acesso ao mercado de trabalho. Aumento dos encargos com a educação dos filhos tornando-se estes muito dispendiosos. Os pais têm de renunciar a certas atividades com o nascimento de um filho. As mulheres têm acesso à educação e recorrem a planeamentos familiares.
Nos países subdesenvolvidos a taxa de natalidade é elevada devido à inexistência de planeamento familiar, há também uma elevada percentagem de jovens que casam precocemente. Devido à religião da maioria da população não podem usar métodos anticoncepcionais. Os filhos são uma fonte de rendimento. Ainda existe um baixo nível de escolaridade.
Ana Rute Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário